Introdução

Neste site quero mostrar, através de "visitas virtuais", alguns lugares que fotografei com o intuito de montar depois em fotos panorâmicas. A visita virtual é a melhor forma de ver uma destas fotos, permitindo, de fato, olhar em todas as direções, como se estivesse lá mesmo onde eu estive. Além disso, pode-se passar facilmente de um panorama a outro, através de cliques em lugares determinados de cada panorama, ou ainda navegando através de um mapa.

Faz pouco tempo que resolvi criar estas visitas virtuais; na verdade, estou ainda aprendendo e experimentando o que é possível fazer. É por isso que a quantidade de panoramas (ou visitas, pode-se dizer) irá aumentando gradativamente.

Bom proveito, espero que as visitas sejam interessantes!

Panoramas

Ibirapuera, 28 de setembro de 2012

Lembro-me que nesta data o dia estava frio. O céu estava mais limpo, havia sol, e pensei que valeria a pena ir ao Parque do Ibirapuera para tirar algumas fotos. Lá fui eu, então, mas com o tempo contado, pois tinha combinado de almoçar com um amigo

As fotos foram tiradas à mão, segurando a câmera com algum cuidado, para permitir montar as fotos num panorama. O ideal, o correto, é tirar as várias fotos necessárias movendo a câmera de tal forma que a posição relativa dos objetos, conforme vista na foto, não seja modificada nas outras fotos que mostrem a mesma cena. Em outras palavras, deve-se evitar o efeito de paralaxe.

Nesta visita temos três panoramas. Um quarto, na verdade o primeiro que fotografei, não pôde ser concluído, pois faltou tirar uma foto de uma parte da imagem panorâmica. Deve ter sido a pressa...

Clique na imagem abaixo para iniciar a visita. Mova o mouse para olhar em todas as direções, faça zoom, use o mapa. Quando aparecer um círculo pulsante, clique; ele indica que outro panorama está disponível na visita.

Ibirapuera, 28set12, 3 panoramas

Ibirapuera, 1 de julho de 2014

Voltei para fotografar o parque durante o inverno, 21 meses depois das primeiras fotos. Não deveria demorar tanto para fotografar estes lugares... Pelo menos agora estou com uma câmera melhor.

Nesta época, além do "dia fotográfico", bonito, acontecia a Copa da Fifa, e havia muitos turistas passeando pelo Ibirapuera. Algumas árvores estavam realmente magníficas, e uns turistas que passaram por perto estavam admirados e comentavam "It's a magazine day!", que entendi como um dia que poderia ser capa de revista. Tenha um pouco desta mesma impressão pelo tour seguinte; veja que belos os ipês-rosa floridos.

Ibirapuera, 1jul14, 4 panoramas

Parque Previdência, 15 de fevereiro de 2015

Já há algum tempo - início de 2012 - fiz uma visita a este parque, e montei um panorama (não totalmente esférico) que pode ser visto no meu "site pessoal", em "Parque Previdência (2012)".

Voltei lá no carnaval de 2015, mas só preparei dois panoramas em virtude do pouco tempo que fiquei lá. Pelo menos agora temos um pequeno "tour". Note que, no panorama de 2012, eu estava na parte alta da escada, enquanto que o novo panorama foi feito no final da mesma. O corrimão, que antes era de toras, agora é de bambú.

Parque Previdência, 15fev15, 2 panoramas

Torre do Banespa

No topo do Edifício Altino Arantes (popularmente conhecido por Torre do Banespa), bem no centro da cidade de São Paulo, há um mirante. A vista vale a pena, e para quem conhece um pouco a cidade, seus bairros e construções mais emblemáticas, é quase um jogo tentar, lá do alto da Torre, ver o que se consegue identificar.

Um problema é o fluxo de visitantes. Preciso experimentar um dia bem comum, que não seja ponte de feriado, época de férias ou qualquer outro dia assim. Como há muitas pessoas, forma-se uma fila no saguão de entrada do edifício, que pode demorar mais ou menos, mas o "problema" mesmo é que, quando chega a sua vez de ir ao mirante, o tempo é limitado, justamente para que todos possam ir lá. Acho que tive de tirar todas as fotos em uns 5 minutos.

Clique na imagem para a vista.

Torre do Banespa, 3jan14, 1 panorama cilíndrico

Serra da Cantareira - Pedra Grande

Outro lugar bom para entrar em contato com a natureza e fazer longas caminhadas. A vista da Pedra Grande, quando se chega lá a primeira vez, impressiona; vê-se uma boa parte da cidade de São Paulo. Vejam no panorama a seguir, montado com fotos de setembro de 2007.

Além da vista da cidade, durante a caminhada avistam-se macacos, tucanos, e muito mais. Espero voltar logo lá, para mostrar mais fotos e panoramas do lugar.

Clique na imagem para a vista.

Vista da Pedra Grande (Serra da Cantereira), 7set07, 1 panorama cilíndrico

Jardim do Museu Paulista (Museu do Ipiranga)

O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, está fechado para reformas, e deve levar alguns meses ainda antes de se poder ver o acervo novamente. Mas ainda vale a pena "ir ao museu", desde que não esteja chovendo, para caminhar um pouco nos jardins logo em frente. Continuando além do jardim há uma longa rampa, pela qual se chega ao Monunento da Independência. E atrás do museu há um bosque, com trilhas e alguns aparelhos para exercícios e alongamento. Mas, por enquanto, apenas quatro panoramas mostrando o jardim estão disponíveis.

Pena que nestes panoramas o espelho d'água e chafarizes estejam desativados devido à prolongada falta de água na cidade!

Clique na imagem para a vista.

Jardim do Museu Paulista (Ipiranga), 17mar15, 4 panoramas

Cela São José - Itapecerica da Serra

De vez em quando vou à Cela São José, e numa destas ocasiões, depois da Missa, aproveitei para tirar as fotos para os dois panoramas da visita abaixo. Eu pensei que tinha perdido uma peça pequena, que fiquei procurando, e perdi muito tempo. Acho que poderia ter tirado as fotos com um pouco mais de calma, com mais planejamento, e mais fotos para montar mais algum panorama...

Gramado da Cela São José, 19jul15, 2 panoramas

Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico é um lugar interessante para fazer um passeio, ao lado do Zoológico. Há várias trilhas para caminhar no meio da mata, e muito verde e lagos para serem apreciados.

Neste tour há apenas quatro diferentes lugares. Devido ao grande fluxo de estudantes as séries de fotos feitas no Museu Botânico e na Trilha da Nascente foram interrompidas algumas vezes, esperando até o ambiente ficar vazio para prosseguir.

No site do Jardim Botânico há um tour virtual bem completo. Procure os panoramas correspondentes aos desta visita virtual e veja se houve alguma mudança!

Lago das Nascentes do Riacho Ipiranga, abr, 4 panoramas